Microsoft libera SP1 pra Windows 7 e 2008 Server

Windows 7 Service Pack 1

A fábrica de janelas da informática, a Micro$oft, lançou o último pacote de remendos (Service Pack) dos seus dois últimos sistemas operacionais: Windows 7 e Windows 2008 Server. Quem não sabe o que é ou deseja os links para baixá-los, continue lendo.

Para quem não sabe, o sistema operacional, assim como todos os programas que vêm com ele, já saem testados, mas conforme o uso e a vivência com o sistema, defeitos são revelados (como todo programa, praticamente), além disso, o próprio projeto ganha maturidade e inovações conforme o tempo passa. Com certa freqüência, os erros são consertados, as inovações incorporadas e, assim, o mundo da informática continua girando… Depois de algum tempo, esse remendos são agrupados junto com outras modificações inéditas em um GRANDE pacote, esse é o chamado Service Pack. No caso do Windows 7, é o seu primeiro desde seu lançamento. O Windows XP teve três, por exemplo.

Segundo a própria empresa, o impacto da instalação do SP1 no Windows 7 deve ser mínimo. Já no 2008 Sever, ele traz diversos remendos já lançados anteriormente e instala algumas modificações que ampliam algumas as funcionalidades, conclui-se que o impacto da instalação na versão servidor é maior.

Segue uma breve lista de algumas das alterações que traz o Service Pack.

Para Windows 7:

  • Suporte adicional para comunicação com serviços de identificação, autenticação e segurança de terceiros (WS-Federation);
  • Aumenta a performance de reprodução de som em alta definição por HDMI;
  • Corrige impressões contendo orientações de papel mistas.(Retrato/Paisagem)
  • entre outros…

Para Windows 2008 Server (o conteúdo é mais técnico):

  • Traz novas técnicas de gerenciamento de memória dinâmica;
  • Traz o novo RemoteFX – serviço para virtualização e Área de trabalho virtual;
  • Melhoramentos para escalabilidade e alta-disponibilidade com o DirectAccess;
  • Suporte para MSA (Managed Service Accounts) em DMZs;
  • Suporte para alto volume de autenticação em domínios conectados  com rede de alta latência;
  • entre outros…

O pacote de remendos pode ser adquirido diretamente pelo Windows Update com relativa facilidade, desta vez ele veio bem menor do que o usual. Sua versão de 32 bits tem cerca de 44Mb (Megabytes) e a de 64 bits com aproximadamente 74Mb. Usualmente esse tipo de pacote vem com mais de 400Mb.

Para instalar no Windows 7, abra o Menu Iniciar e digite update. Surgirá magicamente na lista um Windows Update. Clique nele. Em seguida, clique no botão verificar atualizações, aparecerá pra você uma lista de updates disponíveis. Marque a opção Windows 7 Service Pack 1 em seguida clique em OK. Pronto, se o sistema não travar é só esperar a conclusão. Não esqueça de selecionar o Service Pack 1  por que ele vem desmarcado por padrão e assim não será instalado se não tiver este cuidado.

Windows Update com Service Pack 1Mas também existe a versão standalone, caso queira guardar como backup, ou instalar offline (fora da internet) ou, ainda, instalar em outros computadores (faça seu script de atualização já), muito interessante para quem trabalha com suporte. A versão standalone é mais parruda, trazendo suporte para 32 idiomas, inclusive português do Brasil e chinês mandarim (vai que precisa):

Dica exclusiva: Se quiser fazer uma instalação autônoma silenciosa (unattended ou silent install), ou seja, rodar a instalação sem as janelas enchendo o saco e os malditos next-next-next-ok, a linha de comando é:

Windows6.1-kb976932-nnn.exe /quiet /norestart

Onde nnn é a versão do pacote (x86, x64 ou ia64, favor substituir de acordo com a versão desejada). Existem outros parâmetros possíveis (os /alguma coisa que vem depois do nome do arquivo), assim como outros meios de instalação e outras informações úteis que podem ser vistas clicando aqui.


Fonte: Dicas em Geral

Anúncios

Sobre Hexemeister

Carioca, professor de matemática, e analista de Tecnologia da Informação. Acredita no compartilhamento de informação e em software livre!
Esse post foi publicado em Software, Tecnologia, Windows e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s