Tablets!

Não, não estou falando do Ipad e similares, e sim dos amigos tão bons quanto, só que menos reconhecidos.

Pegando carona no post do meu colega abaixo, esta semana eu estive a instalar o Meerkat (não, Meerkats não são Lêmures, mas falo nisso em outro post…), em meu note. E de todas as coisas que eu precisava que funcionasse, uma delas era meu tablet, ou como é mais conhecido, mesa digitalizadora.

Tenho um tablet 8×6 Genius, que algo para desenhar, fazer anotações, ou mesmo preparar aulas. É uma ferramenta extremamente útil, pois permite editar imagens e bordas com muito mais precisão que um mouse, além de selecionar melhor, entender a pressão aplicada a ponta da caneta e a mistura de cores. Quem já teve que retirar uma pessoa de uma foto sabe do que estou falando, principalmente quando é preciso recortar cabelos e contra fundos de cores não tão diferentes do alvo desejado.

Mas o que tem isso a ver com “assoviar e chupar cana”, como disse meu colega? Bem, aí entra o Ubuntu e suas facilidades (para quem quer, claro…). Me coloquei a procurar por drivers assim que precisei, apenas para ter uma grande surpresa. Neste link, direto do help oficial do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat está a página do projeto WizardPen, um driver para uma grande série de tablets, bastante diferentes entre si, mas que nem mais usam o Hal e dependem apenas do udev. E o mais interessante, tem apenas algumas centenas de Kbytes. Com ppa próprio, é fácil se manter atualizado.

Se alguém se interessar, claro que o veterano Gimp é onipresente e muito eficiente. Mas especificamente para desenhos temos o MyPaint, no próprio repositório universe, que tem uma quantidade de recursos formidáveis e uma grande precisão para a caneta digital! Melhor que muitos softwares utilizados pelos fãs de mangás e semelhante aos “profissionais” que há por aí.

Esse post foi publicado em Hardware, Linux, Tecnologia, Ubuntu e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Tablets!

  1. Pingback: Blogar ou não blogar… Eis a questão! | 4 Friends Technology

  2. Pingback: Blogar ou não blogar… Eis a questão! | 4 Friends Technology

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.